Você Sabia?



O pai do ar condicionado

Foi em 1902 que o norte-americano Willis Carrier, inventou um processo mecânico para condicionar o ar. O controle do clima foi colocado em prática, na verdade, para resolver o problema de uma empresa de impressão em dias quentes de Nova York.

Ele teorizou que poderia retirar a umidade da fábrica através de resfriamento do ar por dutos artificialmente resfriados. Esse mecanismo, que controlava a temperatura e umidade, foi o primeiro exemplo de condicionador de ar contínuo por processo mecânico. Desse modo, a indústria têxtil, que também tinha grande necessidade de controle ambiental, foi o primeiro grande mercado para o condicionador de ar.


Porque ter um ar condicionado?

Seja no frio ou no calor, quem não gosta de um ambiente climatizado e agradável?

O equipamento de ar condicionado traduz para o usuário, um clima de satisfação e felicidade pois, possibilita a manutenção ideal da temperatura ambiente em qualquer período do dia ou do ano, podendo influenciar no rendimento de nossas atividades diárias. Segue abaixo alguns benefícios e vantagens em se ter um equipamento de ar condicionado.


  • Purificação do Ar: Aparelhos modernos e com alta tecnologia filtram o ar enquanto o purificam, livrando o ambiente de poluição e outras sujidades que antes estavam dispersas no ar.
  • Ação antialérgica: Certos modelos de equipamentos são capazes de combater o crescimento de fungos e demais ativos alérgenos. Porém, para que essa função seja eficaz, é fundamental que se mantenha o equipamento limpo e higienizado.
  • Eliminação de mofo: Quem mora em regiões muito úmidas, costuma sofrer com os efeitos de bolor nas paredes, azulejos, roupas e etc....Equipamentos de ar condicionado com a função desumidificar, contribuem para a diminuição da carga úmida do ambiente.
  • Umidade ideal: O equipamento de ar condicionado possibilita a manutenção da umidade ideal para o ambiente e evita a desidratação corporal através do suor. Todos se beneficiam principalmente, adoentados, idosos, bebês e crianças que mais sofrem com os efeitos da desidratação.
  • Favorecimento do sono: Nos quartos, estes equipamentos contribuem para um descanso agradável já que, possibilitam a configuração ideal para o seu usuário (temperatura, umidade, fluxo de ar, dentre outros). Todos nós sabemos quanto vale um bom descanso e/ou uma boa noite de sono!

  • Insetos e Barulhos externos: Além dos insetos e da poeira, ao manter as janelas fechadas nota-se a diminuição da entrada do barulho externo. Para quem mora em locais com altos níveis de ruídos e fuligens, a instalação de um  equipamento de ar condicionado soa como uma promessa de alívio.


Mantenha o seu equipamento sempre limpo

Em espaços fechados, o bom uso do ar condicionado contribui bastante para o estado de saúde daqueles que circulam no ambiente pois, melhoram o ar em circulação e conserva a sua qualidade. Agora, se o aparelho não estiver em condições adequadas, o risco de poluir o ambiente é maior e pode trazer consequências à saúde dos usuários. Para evitar riscos à saúde dos usuários mantenha o seu equipamento periodicamente limpo.


Por que fazer a manutenção no inverno é um bom negócio?

Muitos especialistas recomendam que a manutenção do ar condicionado seja realizada quando chegam as baixas temperaturas, entre o outono e o inverno. Isso porque, após um prolongado uso durante os períodos mais quentes, primavera e verão, o filtro do ar condicionado está bastante sujo e é possível que seja necessária a lubrificação e até mesmo a troca de alguns componentes para prolongar a vida útil do aparelho.


Soma-se a isso a importância de se combater as doenças respiratórias, que são mais comuns nesta época do ano. Como o ar condicionado, além de refrigerar e esquentar o ambiente, também faz a filtragem das sujeiras e bactérias suspensas no ar, é necessário garantir que o filtro esteja sempre limpo e em perfeitas condições de utilização. Assim, mesmo com os ambientes fechados nos dias mais frios, é possível garantir uma circulação de ar mais saudável e evitar a proliferação de infecções respiratórias, tosses e até mesmo a incidência de ressecamento e alergias na pele.